quinta-feira, 1 de abril de 2010

JBS

A JBS é hoje a maior empresa de carne bovina do mundo, com uma capacidade de abate de 73,9 mil cabeças/dia e a maior exportadora mundial de carne industrializada. As operações da Companhia são realizadas em 25 plantas industriais localizadas em 9 estados brasileiros, 6 plantas em 4 províncias argentinas, além de 16 plantas nos EUA, 10 na Austrália e 8 na Itália. Adicionalmente, a JBS é a terceira maior produtora de carne suína dos EUA, com uma capacidade de abate de 48,5 mil cabeças/dia. A JBS possui operações de confinamento nos EUA, Austrália, Brasil e Itália, totalizando 18 unidades ao redor do mundo. Em 2008, a JBS obteve receitas líquidas de R$ 30,3 bilhões. Suas marcas Friboi, Swift, Swift and Company, La Herencia, 1855 Swift Premium, Maturatta, Cabaña Las Lilas, Organic Beef Friboi, Anglo, Mouran, Plata, King Island, Beef City, AMH, Inalca, Montana e Ibise são amplamente reconhecidas como símbolo de qualidade.

Como tudo começou: A história da empresa começa com José Batista Sobrinho, conhecido como Zé Mineiro, e seu irmão, Juvensor, que em Anápolis (GO) compravam boi para revender aos frigoríficos. Em 1953, eles abrem o açougue chamado de Casa de Carne Mineira, quando passam a entender melhor sobre peso e preço de boi. Devido à qualidade do produto, em apenas um mês, eles se tornam marchante (profissional que abate e vende gado para açougues) exclusivo de Anápolis.
Em 1957, com a inauguração de Brasília, Zé Mineiro percebe a oportunidade de expandir o negócio. Com a ajuda de cinco funcionários, ele estabelece um dos primeiros abatedouros da região.
Eles passam a abater de 25 a 30 bois por dia e fornecer carne bovina para as construtoras que erguiam a futura capital.
Em 1962, Zé Mineiro aluga um abatedouro em Luziânia, situada a 50 km de Brasília, e a produção é elevada para cerca de 55 bois por dia. Inicia-se a comercialização com os açougues que nasciam na cidade.
Em 1969, o Matadouro Industrial de Formosa é comprado. Com os investimentos, de 40 abates por dia, eles passaram a 120 cabeças apenas nesta localidade. Neste mesmo ano, Zé Mineiro e seus irmãos pensam em batizar a empresa. É quando um fornecedor de equipamentos e amigo, Mário Nassiute, sugere Friboi. Com o objetivo de deixar a categoria matadouro de lado e entrar em frigoríficos, o nome é aceito. Para fortalecer a identidade da empresa, em 1970, a logomarca é criada por um pintor catalão chamado Wilson.
Em 1997, iniciam-se as exportações de carne in natura. A Unidade Barra dos Garças (MT) é adquirida, com opção de compra do Frigorífico Mouran, em Andradina (SP), que foi oficializada em 1999. A cidade tornou-se o marco na expansão para São Paulo.
Em 2000, o Friboi inova e cria a frota de busca, que permite levar 42 bois por unidade, permitindo aumentar a produção e preservar a qualidade e característica do produto durante sua distribuição.
Em 2003, é criada a Transportadora de Andradina, da Divisão de Transportes do Grupo.
Em 2005, o Grupo adquire a Swift Argentina, tornando-se a primeira multinacional brasileira do setor de carnes.
Em 2006, a empresa deixou de ser Ltda para se tornar S/A. E não se chama mais Friboi, já que passou a atuar em diversos mercados, e sim JBS, iniciais do fundador, José Batista Sobrinho. Fonte : Revista Frigonews